Criar uma Loja Virtual Grátis
Se liga aí!
Se liga aí!

  • MANHINHA - MAINHA - MÃINHA ?
 
Supercomum no Nordeste, essa palavra gera dúvidas na grafia. Mas, então, vamos à regra! Quando a palavra primitiva é grafada com til, ele permanece na derivada: mãe = mãinha, mãezinha; mão = mãozinha; vã = vãmente; rã = rãzinha.



    • O champanhe ou A champanhe?

     

    Há muito tempo, esta palavra vem causando dúvidas, e, com o costume, as pessoas sempre optam pela expressão "a champanhe". De origem francesa, champagne (1704), essa bebida é um tipo de vinho produzido na região de Champagne, a 150 quilômetros de Paris, e cuja descoberta é atribuída ao monge Dom Pérignon (1668-1715). Assim, hoje em dia, a marca virou nome, e o gênero, portanto, é o masculino. Então, a expressão mais adequada a se usar é "O champanhe que comprei saudará o ano de 2013" e não "a champanhe".

     

    Obs.:

    Atente para as nomenclaturas relativas às respectivas regiões produtoras dessa bebida: A expressão "Champagne" refere-se a região francesa da Champagne, onde os espumantes levam este nome. Nas demais regiões produtoras os espumantes recebem outras denominações: cava (Espanha), spumante (Itália), sparkling wine (Estados Unidos), espumante (Brasil e Portugal). 

     

    Fonte: https://www.dicasdevinhos.com.br/ntc/default.asp?Cod=6

    https://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/43champag.htm

     

     

    • Qual o plural da palavra PAPAI-NOEL?

     

    a) papai-noéis

    b) papais-noel

    c) papais-noíes

    d) papai-noeis

    e) papais-noeis

     

    Respondeu corretamente quem disse a letra C.

    No plural das palavras formadas por substantivo + adjetivo, ambos os termos vão para o plural. 

     


    • A domicílio ou EM domicílio?

     

    Depende do verbo que você vai usar, pois isso é uma questão de regência verbal. Então, vamos às análises:

    Com nomes e verbos que indicam estatismo, ou seja, que não indicam movimento,  a regência é feita com a preposição “em”. Dessa forma, usa-se “em domicílio”, por exemplo: “Nossa pizzaria faz entrega em domicílio.”; “Consertamos geladeira em domicílio.”. Analise: toda entrega é feita “em” algum lugar e consertamos algo “em” algum lugar.

    Já com nomes e verbos que indicam movimento, a regência é feita com a preposição “a”. Assim, usa-se “a domicílio”, por exemplo: “Levam-se compras a domicílio.”; “Enviam-se flores a domicílio.”. Analise: levamos algo “a” algum lugar e também enviamos algo “a” algum lugar.)

     

     

     

     


     

    • Quais são os plurais da palavra GOL?

     

    A) gois e goles

    B) gois, goles e gols

    C) gois e gols

     

    Bom a resposta é a letra B. Isso mesmo, a Comissão de Filologia1 da ABL (Academia Brasileira de Letras), que é responsável pela elaboração do VOLP2  (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e pelo dicionário oficial da ABL, oficializa os três plurais. 

     

    O plural mais conhecido é GOLS, palavra formada pela hibridização3 de um vocábulo que vem de uma língua estrangeira. Já o plural GOLES é muito mais comum em Portugal, assim como aqui é "gols". Agora imagina que engraçado eles gritando esse plural: "Gooooooles!". Isso é lindo, isso é LP (Língua Portuguesa)!

     

    1. Filologia é a ciência que estuda a língua sob uma visão histórica. Os filólogos são as pessoas mais indicadas para oficializar um palavra na língua e de elaborar os verdadeiros livros de Gramática.

     

    2. VOLP é um livro que possui todas as palavras da Língua Portuguesa. Diferencia-se do dicionário porque não possui significados, apenas é um registro de que determinada palavra faz parte do vocabulário da nossa língua.

     

    3. Hibridização é um processo de formação de palavras que se dá por vocábulos que vêm de outra língua.

     


     

    • Evite que a bomba exploda ou expluda?

     

    Nossa, essa é das boas! Na verdade, nem uma nem outra está correta, pois o verbo EXPLODIR é um verbo defectivo, ou seja, não se conjuga em todas as pessoas. Há conjugação para esse verbo apenas quando, depois da letra D, do radical, vier ou a vogal "i" ou a vogal "e". Se vier "a", "o" ou "u", já sabem: não existe conjugação.

     

    Mas e aí, como eu posso evitar que a bomba venha a explodir?

     

    Simples: o que vai acontecer é o que acabamos de ver acima, você precisa mudar ou a estrutura - "venha a explodir" - ou mudar de verbo. Uma sugestão é o verbo REBENTAR. Assim, temos: "evite que a bomba rebente". Ficou até mais chique, não concorda?!

     


     

    • O que é SOFOMANIA?

     

    a) Mania de se achar mais inteligente que os outros

    b) Mania de se achar muito sofredor

    c) Mania de se achar muito importante

     

     

    Do grego “sophós” (sábio) + “mania” (loucura) = “sofomania” - é o hábito de se achar mais inteligente que os outros. Quem tem sofomania é sofômano ou sofomaníaco.

     


     

    • ACESSÓRIO ou ASSESSÓRIO?

     

    Se o significado for de algo que se usa como um adorno, um enfeite, um ornamento (Ex.: brincos, cintos etc.), a grafia é ACESSÓRIO. Caso o significado esteja ligado à função de assessor, escrever-se-á da seguinte forma: ASSESSÓRIO; exemplo: "Ele não quer ser assessor de imprensa porque as obrigações assessórias são muitas". Este último tem um uso raro, mas existe.

     


     

    • Qual destas formas representa a correta grafia das horas?

     

     A) 12:00

     B) 12h00

     C) 12:00h

     

    No Brasil, não se recomenda usar "12:00" por ser a forma norte-americana na indicação das horas. O mais adequado é usar 12h00 ou 12h e 12h30. Devemos ficar atentos também à correta abreviação da palavra "hora", que é feita apenas com "h" ou "H", e não com "hrs" ou "hs"; sendo 1 ou 2, o correto é "h": 1h ou 2h.

    Ainda falando de horas, observe a seguinte forma correta:

    à zero hora 

    A expressão é com o sinal grave indicativo da crase e com "hora" no singular. Falando em "zero hora", lembramos logo da expressão "zero grau", que é a correta, e não "zero graus", que é a incorreta.

     


     

    • Paraolimpíadas ou Paralimpíadas

     

    Em Portugal e nos outros países lusófonos, ou seja, que falam a Língua Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste), sempre se usou PARALIMPÍADAS, sem o nosso costumado "O" em "para-o-limpíadas". Já o Brasil sempre teve como a forma dicionarizada o PARAOLIMPÍADAS. Para que o Brasil não ficasse diferente dos outros países, o Comitê Paralímpico Internacional pediu que fosse feita a alteração. A mudança foi anunciada em novembro do ano passado, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016. Dessa forma, não só a PARALÍMPIADA tem essa forma, como também as outras que derivam dela, como "paralímpico".

    Uma curiosidade: O termo vem do inglês: paralympic, criado com base no cruzamento depara(plegic) + (o)lympics.Atleta paralímpico.

     


     

    • Qual destas palavras está escrita errada? 

     

    A) INFARTO

    B) ENFARTO

    C) INFARTE

    D) ENFARTE

     

    De acordo com os dicionários Houaiss, Aurélio e com a ABL, todas as formas acima estão corretas. Escolha a que for mais confortável. Na verdade, ninguém quer usar nenhuma dessas formas. 

     


     

    • MUSSARELA ou MUÇARELA

     

    De acordo com com a Academia Brasileira de Letras, ABL, a grafia estabelecida é MUÇARELA, com a pronúncia de /ss/ e não /tz/, como as pessoas normalmente falam. O som /tz/ é próprio do Italiano, com a grafia MOZZARELLA. Fiquem pasmos, mas há também outra forma para se referir a esse tipo de queijo: MOZARELA, com pronúncia correspondente à escrita.

     


     

    • Qual é o correto?

     

    a) Eu torço para o Náutico.

     

    b) Eu torço pelo Náutico.

     

     

    A resposta correta é a letra B, pois é uma questão de Regência Verbal: quem TORCE torce POR algo e não PARA algo. Como PELO é a junção de POR + O, o correto é dizer que você torce PELO seu time, e, seja ele qual for, o DOM torce por você. Se liga, aí!

     


     

    • Qual é o certo?

     

    a) Ele foi feito de refém.

     

    b) Ele foi feito refém.

     

    Nós somos feitos de carne e osso, mas o amor nos faz reféns. Não existe a preposição nessa expressão. Assim sendo: "Elas foram feitas reféns", "Ele foi feito refém"; a resposta é a letra B. Se liga, aí!

     

     


     

    • Qual a maneira correta de se pronunciar a palavra OBESO?

     

    a) obeso (com e aberto) = "obéso"

    b) obeso (com e fechado) = "obêso"





    Essa é muito interessante! Embora quase nunca se ouça a pronúncia correta no no dia a dia, a maneira certa de se falar é "obéso", ou seja, com o som da letra E aberto. Atenção, sem acento gráfico, ok! Então, da próxima vez que for falar essa palavra, Se Liga Aí!

     


     

    • Qual a maneira correta de se falar?

     

    a) RÉcorde

    b) reCORde

     

    Embora muitas pessoas se sintam mais confortáveis em falar RÉcorde, a pronúncia correta é reCORde. Essa é uma palavra paroxítona, e não proparoxítona, observe que ela não recebe o acento gráfico. RÉcorde pode ter se tornado comum por causa de outra equivalente em Inglês, record. Mas Se Liga Aí!

     


     

    • BI-CAMPEÃO ou BICAMPEÃO?

     

    Mesmo antes da Nova Ortografia, essa palavra era escrita sem o hífen. O correto continua sendo BICAMPEÃO. Se liga aí! 

     

     

     

Translate this Page

Rating: 2.2/5 (178 votos)

ONLINE
3




Partilhe esta Página


SUGESTÕES DE SITE

Profª. Fátima Raulino

Profª Fernanda Bérgamo

Prof. Roberto Falcão

ClicVestibular

Português na Rede

Recanto das Letras

Sua Língua




Total de visitas: 248976