Criar um Site Grátis Fantástico
Educação sexual deve ser conteúdo escolar?
Educação sexual deve ser conteúdo escolar?

 

 

1° Posicionamento: A FAVOR


A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para crianças. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio corpo e no corpo do outro, a descoberta das carícias e a fonte incontestável de prazer que o sexo representa, fizeram do assunto um tabu e algo que “não é conversa para crianças” contribuindo ainda mais na imaginação de cabecinhas ansiosas por informações.

Por todos esses motivos se torna necessário que escola tenha educadores preparados para esclarecer as dúvidas dos alunos. É importante que o professor demonstre que as manifestações da sexualidade infantil são prazerosas e fazem parte do desenvolvimento saudável de todo ser humano, dessa forma o professor estará contribuindo para que o aluno reconheça suas necessidades e desejos, ao mesmo tempo em que aprende as normas de comportamento necessário para viver em sociedade.

https://www.coladaweb.com/pedagogia/educacao-sexual-para-alem-dos-tabus


2° Posicionamento: CONTRA


Eu sou contra. Acredito que educação sexual deve ser ensinado pela família. A tarefa da escola deveria ser apenas o da formação intelectual do indivíduo, ou seja, deveria ter a responsabilidade apenas com a qualidade do ensino e não se envolver em questões de cunho pessoal, tipo sexo e religião, etc. 
A educação da criança é tarefa da família, a meu ver.

https://www.e-familynet.com/phpbb/viewtopic.php?t=491649


"Deve ser preocupação dos pais e dos educadores que os filhos tenham uma educação sexual sadia, que não se limite a um mero aprendizado do corpo humano, seus órgãos e funções, o que já é englobado pelas ciências naturais, nem, o que seria pior, a querer transformar em técnica uma realidade natural, maravilhosa e complementar do ser humano como é a atividade sexual. Não se prescinde do amor na realização do sexo, pois o homem é um ser racional que não age somente por instinto, como os animais. Em todo o viver humano, a razão deve ser norteadora das condutas. Não se pode, como pretendem alguns, reduzir o sexo humano a algo mecânico e superficial, destinado única e exclusivamente a proporcionar prazer." (Cartilha Saber Amar – Qual é a sua ?, obra que recomendamos).

Achar que os filhos estarão preparados simplesmente porque lhes ensinam técnicas contraceptivas, ignorando totalmente os valores e a vida humana, e não ensinando o sexo no contexto de um amor verdadeiro e duradouro, é um grande engano contra o qual os pais devem ficar alertas. Por isso, os pais precisam se informar sobre como o tema está sendo tratado na escola de seus filhos.

https://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo117.shtml




Agora é com vocês!

Quem deseja ter seu comentário exposto aqui deve enviá-lo para:

professoralexinacio@gmail.com



 

ALINE diz:

"não acho que todo mundo tenha maturidade suficiente de falar sobre isso"


GUILHERME diz:

"não vejo problema"


LAURA diz:

"por falta de maturidade e informação é que tem mt adolescente, jovem que não tem maturidade pra falar mas tem pra fazer :) o assunto deve sim ser debatido em sala de aula"


LUCILA diz:

"A função é essa, Aline. Adquirir conhecimento e maturidade."


 RAFAELA MARIA diz:

"Sou contra. A tarefa da escola é a formação intelectual do indivíduo, enquanto da família as questões de cunho pessoal como religião e sexo. O que precisa melhorar é a relação dos pais como os filhos para que dúvidas e curiosidades possam ser tiradas em casa ou com alguém de confiança dos pais, um médico por exemplo. Se os pais são responsáveis pelos filhos porque não por definir o que pode ou não ser ensinado a eles? E ainda podemos questionar quem seria o professor visto que um professor de biologia é bom em biologia, um professor de matemática é bom em matemática e um professor de educação sexual?"

MANUELA diz:
 
"eu acho que o trabalho de educação sexual deveria ser feito na escola paralelamente a um trabalho com a família. Conversar sobre sexualidade não envolve somente a parte conceitual do assunto, existem crenças e tabus envolvido no assunto que, muito mais do que ser discutido com os alunos, devem ser discutidos também com os pais. Acredito eu que a nova geração de pais, ao contrário da anterior, tem uma abertura maior para discutir sobre esses assuntos, até porque a revolução sexual que tem ocorrido nos últimos 50 anos tem pedido isso das pessoas. Não somente a sexualidade como o ato de praticar sexo mas também a questão das diversidades sexuais, dos tabus, das idéias preconceituosas que tem sido disseminadas há tanto tempo... A discussão é ampla e eu acho sim que, para a escola cumprir com sua função de formar cidadãos capacitados para dar uma contribuição justa e ética na sociedade em que eles vivem, é necessário que esses assuntos sejam discutidos, não só em casa, mas também na escola. O cruzamento de informações é importante na formação de opinião e isso não seria diferente em relação à sexualidade."


 
 TÂNIA diz:
 
"Também acho que educação sexual deve ser algo tratado pela família. Mas acho que também devia ser algo ensinado pela escola, já que algumas famílas se recusam entrar em detalhes nesse tipo de assunto com os filhos. Então, uma divisão: a questão de valores, amor e o porquê de prevenção, deveria ficar com a familia; e os detalhes, as dúvidas, doenças e 'como se prevenir' deveriam ficar como interesse da escola. Se a família de alguns alunos não têm problema em conversar e tirar dúvidas, ótimo. Mas a de outros com certeza vai ter e esse aluno vai precisar de um esclarecimento mais além de livros, internet e amigos."


FARLEY diz:
"Sexo é vida, até onde eu sei a escola foi feita pra instruir sobre as diversas áreas de conhecimento da vida.Educação sexual sim."
 

IZADORA diz:
"Claro,mas não na 5 série...kk" 
 

Translate this Page

Rating: 2.2/5 (177 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página


SUGESTÕES DE SITE

Profª. Fátima Raulino

Profª Fernanda Bérgamo

Prof. Roberto Falcão

ClicVestibular

Português na Rede

Recanto das Letras

Sua Língua




Total de visitas: 248796