Coleção PORTUGUÊS

Bons Textos

Bons Textos

Todo bom estudante que se preze deve estar bem informado não só sobre assuntos específicos da sua área como de conhecimentos gerais e atualidades. Pensando nisso, esta seção é reservada aos bons textos sobre vários tipos de assuntos. Deleitem-se em uma excelente leitura e fique bem informado e com opiniões (re)construídas. Você também pode enviar sugestões de boas leituras, basta enviar o link para .


 

 

 

BONS TEXTOS

 

 

 

 


 

DICAS PARA UMA BOA LEITURA


Ler é compreender e assimilar o que se lê. Dessa forma, a leitua só ocorre quando o texto se confronta com a experiência individual do leitor, e este exercita seu senso crítico questionando questionando ou rejeitando o que foi lido. Seguem-se dez dicas para que você se torne um leitor crítico e informado:


1. Dedique-se, ao menos, uma hora por dia para a leitura de jornais, revistas ou um livro. Procure sempre os de primeira linha, há muitas coisas nas prateleiras das bancas de jornais que servem apenas para passar o tempo.


2. Sempre que puder, leia em voz alta para fixar o conteúdo do texto. Isso, muitas vezes, ajuda a identificar ambiguidades e outros fenômenos da língua.


3. Procure analisar, discutir, questionar as informações lidas e estabelecer as informações entre o que leu e o mundo que o cerca.


4. Precise a sua linguagem, enriqueça seu vocabulário procurando, no dicionário, as palavras que você ouviu ou leu cujos significados você desconheça ou tenha dúvida.


5. Tente estabelecer geográfica e historicamente os fatos e determinar o grau de importância para a vida do país, de um páis ou de uma sociedade agora e no futuro.


6. Interprete o texto, analisando seus trechos, sua coesão, reconstrua-o em sua mente.


7. Tente assegurar na sua memória a informação mais importante que um texto, uma obra literária, um comentário ouvido trouxe a você. Isso o ajudará a ter bons argumentos para provar seus pontos de vista.


8. Se a leitura for técnica, aquela que fazemos para aprender dado conteúdo, por exemplo, da escola, anote à parte as informações imprescindíveis e as releia.


9. Comente com outras pessoas a sua visão e entendimento acerca do que foi lido, isso ajuda você a abranger ainda mais seu universo de entendimento e, além disso, ajuda a refinar seus pontos de vista ou a recriá-los.


10. Faça sempre pré-leituras do que você acha que não é importante para, de fato, saber o que deve ser lido e aproveitado. As pré-leituras são aquelas que dão atenção aos trechos em negrito, itálico, sublinhado, aos títulos, subtítulos etc., que formam um campo semântico que o ajudará a determinar o grau de interesse que você poderá ter.


Dicas da professora Flor* e de Alex Inácio.

*http://blogdaprofflor.blogspot.com/2011/02/blog-post.html



Ler é MUITO BOM!!!

Translate this Page
Enquete
Você concorda com a Copa do Mundo no Brasil?
Sim
Não
Indiferente
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (194 votos)

ONLINE
1






SUGESTÕES DE SITE

Profª. Fátima Raulino

Profª Fernanda Bérgamo

Prof. Roberto Falcão

ClicVestibular

Português na Rede

Recanto das Letras

Sua Língua




Total de visitas: 90591